Notícias

Teresópolis recebe 10 mil doses de vacina contra a febre amarela

Teresópolis recebeu mais 10 mil doses de vacina contra a febre amarela nesta segunda-feira (22). Segundo informações da Prefeitura divulgadas nesta terça-feira (23), a cidade já tem 100% do público-alvo imunizado.

O lote continua disponível nos 16 postos de Estratégia de Saúde da Família e nas cinco Unidades Básicas de Saúde, na cidade e no interior, que vão atender a população até sexta-feira (26), das 8h às 17h.

Para o Dia D de mobilização contra a doença, marcado para sábado (27), Teresópolis receberá uma nova remessa.

De acordo com o balanço divulgado pelo município, 167 mil pessoas estão imunizadas contra a febre amarela. Segundo a Secretaria de Saúde, isso significa que o município já atingiu a meta de 100% do público-alvo, formado por indivíduos na faixa etária de 9 meses até 60 anos.

No entanto, segundo a prefeitura, o percentual de cobertura é de 92% levando em conta o total da população e pessoas de outras cidades.

Duas mortes na cidade

Teresópolis já tem duas mortes por febre amarela confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Um terceiro morador da cidade também tem a doença e está internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz.

O que é febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infectados. Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, a doença pode ser transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

Fonte: G1

Clique para Comentar

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Popular

To Top