Notícias

MP investiga se hotel de prefeito de Teresópolis foi liberado de pagar IPTU por 4 anos

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou inquérito para apurar possível ato de improbidade administrativa cometido por Mário Tricano, prefeito de Teresópolis. A investigação apura uma possível renúncia ilegal de receita do IPTU devido pelo Hotel Jecava, que pertence a Tricano.

Também é investigada a suspeita de violação aos princípios da moralidade administrativa e da impessoalidade. Ação é movida por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Teresópolis e a informação foi divulgada na última sexta-feira (12).

O MPRJ informou que é preciso apurar os fatos veiculados pela imprensa de que o Hotel Jecava teria sido liberado do pagamento de IPTU no valor de R$ 407 mil, no período entre 2013 e 2017.

O texto de instauração do inquérito cita que a “concessão de benefício de natureza tributária deve acompanhar a estimativa do impacto orçamentário-financeiro” e que “deve atender a pelo menos uma das seguintes condições: demonstração pelo proponente de que a renúncia foi considerada na estimativa de receita da Lei Orçamentária e não afetará as metas de resultados fiscais; ou estar acompanhada de medidas de compensação, no período mencionado, por meio do aumento de receita, proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição”.

Ainda de acordo com o Ministério Público, o conceito de renúncia de receita, para a Lei de Responsabilidade Fiscal, compreende anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo que implique redução discriminada de tributos ou contribuições, e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.

O órgão destaca que os fatos trazidos pela imprensa, caso confirmados, são graves pois violam diversos princípios da administração pública, além de gerar potencial prejuízo aos cofres públicos (caso se confirme a ilegalidade de renúncia da receita).

Os fatos podem apontar, descreve o inquérito, para uma gestão fiscal divorciada do equilíbrio financeiro e da eficiência, duas diretrizes acolhidas pela Constituição da República e pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Além das reportagens veiculadas, a investigação irá avaliar estudo do Tribunal de Contas do Estado (TCE) a respeito do desempenho do município e os autos de outro inquérito recentemente instaurado sobre omissão na arrecadação de tributos em Teresópolis.

A reportagem tenta contato com a defesa de Mário Tricano sobre o assunto.

Licença

Em agosto de 2017, o prefeito de Teresópolis pediu afastamento de sua função, alegando que era para resolver assuntos particulares. Dois meses depois, Mário Tricano admitiu em entrevista que a licença era para reformar seus imóveis, como o hotel, um haras e a fazenda.

Tricano retornou às atividades da Prefeitura nesta segunda-feira (15) e um dos pedidos feitos é que os contribuintes paguem o IPTU em dia.

“Peço aos contribuintes para que paguem em dia o IPTU de 2018 e que parcelem suas dívidas. Nós queremos melhorar os serviços de saúde e as condições das vias públicas, entre outros, mas dependemos que a população faça a parte dela”, disse Tricano durante entrevista coletiva nesta segunda.

Fonte: G1

Clique para Comentar

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Popular

To Top