Notícias

Modernidade a favor da mobilidade física

Na juventude e quando estamos com a saúde em dia, as escadas são só detalhes de uma estrutura, mas basta depender de cuidados médicos para que ela se transforme no principal impedimento. No país, milhares de pessoas são prisioneiras dentro de suas próprias casas. Quando adoecem, ficam a mercê de ajuda para conseguir atendimento. E por esta razão, muitas vezes, não recebem o tratamento que precisam. Além disso, de acordo com as regras, o Corpo de Bombeiros não tira pacientes de dentro de suas residências. Caso seja necessário pedir ajuda, responsáveis precisam trazer a pessoa para fora de casa. Ou seja, se o necessitado morar num local com escada, vai depender da ajuda dos outros para descer e, só então, receber atendimento.

A triste realidade é relatada por moradores de Teresópolis. A região tem um número considerável de residências que ficam em locais alto e com difícil acesso. “Nós moramos num bairro que tem muita escada. Quando precisamos tirar a minha avó de casa, temos muitas dificuldades. Ela tem 77 anos e não desce com facilidade. Uma vez, passou mal e teve que ser carregada. Ninguém conseguia descer com ela pela escada. Tivemos que pedir a ajuda até da polícia, que liberou a subida dos profissionais do Corpo de Bombeiros”, contou Eduarda Silva.

E até mesmo em unidades hospitalares sem elevador, a dificuldade aparece. Pensando em facilitar o trajeto e mudar a realidade de milhares de brasileiros, uma novidade está se dissipando pelo país. Trata-se de uma cadeira que permite devolver a mobilidade. Adelino Ozores, presidente do Instituto Entre Rodas, foi um dos beneficiados pela criação. Ele possui delimitações físicas e, quando precisava de acompanhamento médico, muitas vezes, encontrava alguns empecilhos. “Fiz o teste. A cadeira me manteve seguro o tempo todo. A descida, pela escada, foi muito suave. Não senti impacto nenhum no corpo. Acho que pode ser muito útil pra nós”, contou.

A Cadeira LINCE é um item de segurança e mobilidade. No país, o item vem conquistando o público. Principalmente aquele que possui alguma dificuldade física, para sair de casa ou se deslocar entre andares. Segundo fabricantes, ela só precisa de um ajudante e funciona de modo autônomo, sem necessidade de luz elétrica ou ferramentas especiais. Com um treinamento simples e rápido, que é dado pela empresa, qualquer pessoa está habilitada a usar.

Thomas Fiedler, gerente comercial, concedeu uma entrevista para o Teresópolis Jornal, onde falou sobre o equipamento. “Muitas pessoas encontram dificuldades pra subir ou descer de um prédio sem elevador, pra descer uma rampa ou uma escada. O equipamento é de fácil mobilidade. Garante segurança pra quem ajuda e para o ajudado. Foi desenvolvida por técnicos e engenheiros. Possui cinto torácico, abdominal. O paciente, mesmo desacordado, fica seguro. Antes, muitas pessoas ficavam presas em casa, agora podem ter uma rotina mais normal”, contou. Para saber mais, basta acessar o site www.cadeiralince.com.br ou acessar o e-mail letras.comunicacao1@gmail.com

LINCE C

Clique para Comentar

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Popular

To Top