Notícias

IPAN Inaugura Estação de Testes Meteorológicos

A estação compreende a amostragem dos gráficos atmosféricos, estação de controle de pluviometria, túneis de vento e laboratório de radiação.

A equipe do Teresópolis Jornal esteve no Instituto de Pesquisas Avançadas da Navegação (IPAN) na última quarta-feira, 19, para a inauguração da Estação de Testes Meteorológicos e conversamos com André Redine, Curador do IPAN. Ele contou sobre o trabalho do instituto e também do aplicativo IPAN Masces.

“O IPAN é um instituto de pesquisas onde nós desenvolvemos todos os equipamentos e laboratórios de resgate e auxílio a Defesa Civil voltado para o monitoramento e salvamento de vidas em Teresópolis. O IPAN surgiu em 2002 em Itaguaí e depois com a catástrofe sofrida em Teresópolis nós nos transferimos para cá para poder auxiliar a Região Serrana. Há três anos criamos o aplicativo IPAN Masces que é baixado gratuitamente. Nesse aplicativo as pessoas tem todas as informações de meteorologia, previsões e alterações do sistema”, falou.

André explicou sobre a importância da estação meteorológica móvel. “A estação meteorológica móvel tem o objetivo de monitorar áreas onde encontramos dificuldade de instalar uma estação fixa. Então para fazer o estudo mais aprofundado do micro clima de determinadas regiões você tem a mobilidade de trazer a estação móvel para algum lugar e dessa forma estudar o micro clima e comparar com a estação fixa. Então o objetivo da estação móvel é fazer o monitoramento em lugares onde a instalação de uma estação meteorológica fixa é mais difícil.”

O IPAN fica localizado na Avenida Oliveira Botelho, 1361 no bairro do Alto. Para receber grupos de estudantes ou pessoas interessadas em meteorologia é necessário ligar para agendar dia e hora da visitação. O telefone do IPAN é o 2741-5022.

Clique para Comentar

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Popular

To Top