Notícias

Estado precário das praças e parquinhos aumenta risco de acidentes

Em pelo menos seis pontos da cidade é possível encontrar mato, sujeira e brinquedos quebrados

No período de férias a busca por lugares que tenham atividades para as crianças cresce. Com isso muitos pais e babás procuram praças e parquinhos da cidade. Mas em Teresópolis o que se vê nesses lugares é assustador. Brinquedos quebrados, relógios de luz com fiação exposta e lixo são problemas que podem causar sérios danos a quem frequenta o local.

No bairro da Barra do Imbuí, a Praça Maria Corina Paim é frequentada diariamente por diversas crianças. Nela o perigo maior é um relógio de luz, com fiação exposta e em uma altura que é possível uma criança colocar a mão. Um risco eminente de choque e que parece estar esquecido por parte do poder público. Além do problema do relógio de luz os brinquedos estão enferrujados e quebrados.

A senhora Adelir que tem o hábito de levar os filhos para brincar na praça reclamou da situação. “A praça da Barra está abandonada, é uma pena, um lugar tão bom para levar as crianças e sem nenhum cuidado.”

Na Praça Olímpica, no bairro da Várzea, o escorregador tem fita isolante colada em uma parte quebrada, na tentativa de evitar que alguma criança se machuque. E o pior, após a chuva de terça-feira que alagou o local, a praça estava ainda na quinta-feira, repleta de sujeira contaminada da enchente trazendo um sério risco para as crianças.

No bairro de São Pedro a situação não é diferente, a Praça dos Expedicionários está completamente largada. Gangorras e balanços quebrados e muita ferrugem nas estruturas dos brinquedos.

A moradora do bairro de são Pedro, senhora Jurema, fala sobre a falta de brinquedos e o abandono do lugar. “Está tudo quebrado, está tudo arrebentado, as crianças querem brincar e não podem. Não tem nada para as crianças, os balanços todos arrebentados. E outra, tinha que ter uma cerquinha aqui para as crianças não irem para a rua, é muito perigoso.”

Atrás da Prefeitura, a Praça Governador Francisco Portella, nem tendo localização privilegiada, por ter a administração municipal tão próxima, recebe manutenção. Como as outras praças da cidade, o que se encontra no local são brinquedos quebrados, mato e lixo. A praça que já teve vários brinquedos de madeira, e que era tida como uma das praças com o parquinho público mais bonito da cidade, tem no local agora um grande vazio. Os brinquedos de madeira que precisavam apenas de manutenção foram simplesmente retirados.

Na Praça Taumaturgo, do bairro de mesmo nome, a gangorra sem o assento, com o esqueleto do brinquedo enferrujado é um perigo para qualquer criança.

A Praça Nilo Peçanha, no bairro do Alto, um lugar que era tão belo, é o verdadeiro retrato do abandono das praças de Teresópolis. No poste a fiação está exposta, o mato está por todo lado, lixo, brinquedos quebrados e enferrujados. Uma tristeza e perigo para quem visita o local.

Vale ressaltar aos pais, babás e responsáveis pelas crianças que tomem bastante cuidado ao frequentarem as praças e parquinhos. É preciso prestar atenção se o local não tem farpas de madeira soltas, correntes quebradas, pregos expostos, mato alto e areia suja, que pode atrair animais peçonhentos, bancos e peças de brinquedos soltos. Todos esses problemas podem causar sérios danos as crianças.

 

Clique para Comentar

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Popular

To Top