Notícias

ESCOLA DO FISCHER RECEBE FILTROS ECOLÓGICOS

Na última sexta-feira, 9, a Escola Municipal Heleno de Barros Nunes, localizada na comunidade do Fischer, viveu um momento inédito quando recebeu a visita das atrizes Daniele Suzuki e Juliana Silveira. As atrizes, junto com a trupe de atores da Ecoarte, grupo que busca através da arte a prática da livre expressão e da criatividade, entregaram na unidade escolar três kits de filtros ecológicos doados pela ONG Waves For Water. Cada kit, composto por um balde e uma mangueira com filtro, é capaz de atender até 100 pessoas por dia.

“Ficamos muito felizes em termos sido escolhidos pela Priscila Fialho, uma das integrantes do grupo Ecoarte, para receber essa ação. Priscila, que é atriz e arte-educadora há mais de 10 anos, já desenvolveu um trabalho aqui nessa escola e quando chegou a hora ela lembrou com muito carinho de nós. Nós só podemos agradecer muito a ela por isso”, reconheceu a diretora Rosângela Rezende.

O grupo Ecoarte é formado por arte-educadores que através de diversas ações culturais como oficinas de leitura, dramatizações e jogos teatrais visa estimular os participantes a exercerem a cidadania, tornando-os mais conscientes do ambiente que os abriga. O grupo visa exercer a arte-educação como prática da livre-expressão e estímulo à criatividade.

“O Ecoarte está comemorando 10 anos de ações de arte-educação no Rio de Janeiro. Esse ano, através da amizade de uma das integrantes do grupo, a Morena Buzar, com a Daniele Suzuki, que desenvolve um trabalho com a ONG americana Waves For Water, conseguimos unir os dois trabalhos, que na verdade se completam, e trazê-los aqui para essa escola”, explicou a atriz Priscila Fialho.

Nos turnos da manhã e da tarde, os atores da Ecoarte desenvolveram encenações escolhidas como ponto de partida para o trabalho nas oficinas e jogos teatrais para os alunos da Escola Municipal Heleno de Barros Nunes. Através de apresentações em formato de cordel, eles abordaram questões pertinentes como a água, cuidados com o meio ambiente, dengue e lixo.

Culminando esse trabalho, as atrizes Daniele Suzuki e Juliana Silveira doaram para a escola, três filtros ecológicos desenvolvidos pela ONG Waves For Water, criados pelo ex-surfista profissional Jon Rose. Além de entregar o sistema de filtros para a Escola, elas também ensinaram como utilizar o equipamento e deram uma palestra sobre o uso da água, que serve não apenas para beber, mas também para cozinhar, escovar os dentes, entre outras utilizações.

“A falta de água potável é um problema que pode ter solução. Depende de nós, mudarmos essa situação. A ideia desse filtro é exatamente essa, compartilhar. Uma pessoa pode fazer a diferença, mas todo mundo junto pode mudar a situação da falta de água potável no mundo”, definiu a atriz Daniele Suzuki, uma das embaixatrizes da ONG Waves for Water.

A Waves For Water já distribuiu mais de 100.000 filtros em dezenas de países e tem como missão oferecer soluções de água potável através de projetos e cursos de voluntariados. Com sistemas de filtração portáteis, fáceis de usar, fáceis de embalar, e eficazes, um filtro pode fornecer água limpa para 100 pessoas por até cinco anos. Foi através da amiga Daniele Suzuki que a também atriz Juliana Silveira, entrou nessa campanha.

“Muitas pessoas têm vontade de ajudar, mas não sabem como começar. Sempre tive essa preocupação com a questão da água, e acho que a força está no coletivo mesmo. Conheci o projeto através da Dani e acho que se todos nós nos ajudarmos, através de uma corrente do bem, as chances de revertemos esse problema aumentam muito”, finalizou a atriz Juliana Silveira.

west_banner_site
Clique para Comentar

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top