Notícias

Defensoria apura irregularidades no repasse de verbas em Teresópolis

A prefeitura de Teresópolis,  apresentará à Defensoria Pública proposta para o pagamento da dívida contraída com o Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO), em reunião marcada para o dia 17 de novembro. Desde o mês passado, a DPRJ acompanha a grave situação no município que, além do atraso no repasse de recursos destinados à Saúde, também sofre com o parcial funcionamento da unidade. Responsável pela maior parte dos atendimentos de alta e média complexidade na região, o HCTCO atualmente está recebendo apenas casos de urgência.

O encontro marcado no Núcleo de Primeiro Atendimento da Defensoria Pública, em Teresópolis, dará prosseguimento à apuração aberta pelo órgão no dia 19 de outubro. Além da dívida, o procedimento de instrução também busca informações sobre o possível descumprimento na aplicação do mínimo constitucional obrigatório de 15% na Saúde, conforme previsto na Lei Complementar 141/2012.

“A situação é gravíssima e caótica. Além do HCTCO, temos em Teresópolis uma UPA 24 horas, que recebe apenas casos de pronto atendimento; o Hospital da Penitência Portuguesa, que é pequeno; e o Hospital São José, com poucos leitos cedidos ao SUS”  destacou o defensor público Marcos Delano, coordenador da Região 11 da DPRJ, que além de Teresópolis, abrange os municípios de São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro e Carmo.

De acordo com Delano, o HCTCO interrompeu alguns serviços já no dia 8 de outubro, a partir de uma greve iniciada pela equipe de trabalho e mais tarde contornada. Em contato com as entidades envolvidas, a Defensoria Pública instaurou investigação para apurar os problemas em curso e requisitou informações ao HCTCO, à secretaria municipal de Saúde, ao Conselho Municipal de Saúde e ao Ministério da Saúde, provocando, inclusive, a atuação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

 

Fonte: G1 Região Serrana

Clique para Comentar

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Popular

To Top