Notícias

Castelo Montebello será aberto para visitação e eventos

O administrador do espaço pretende valorizar o centro da cidade trabalhando o turismo cultural

O Castelo Montebello de Teresópolis está passando por uma reformulação. Hoje o principal objetivo do administrador do local é resgatar a cultura, a história da cidade, promover o turismo e ser um espaço de entretenimento. Conversamos com Azra El Akbar que nos contou um pouco sobre a história do local. “É um castelo que é patrimônio da cidade. Teve o início de sua construção em 1917, hoje em 2017 completa 100 anos e sua fundação em 1927, então são 90 anos de fundação e 100 anos de construção. Ele foi construído por um embaixador do Brasil na Inglaterra, filho de portugueses. Após algum tempo ele vendeu esse castelo pra uma família, que vendeu pra uma outra, até chegar na família Montebello, através do Cirilo Monté que era dono de uma indústria farmacêutica em 1949. Em 1950 ele trouxe um arquiteto alemão que foi quem deu a cara interna que hoje o castelo apresenta.”

Azra explicou como o castelo tem grande potencial de valorização do centro da cidade. “Hoje o castelo vai valorizar o centro da cidade de Teresópolis trabalhando o turismo cultural que está precário na cidade. O turista ou o próprio teresopolitano terá um espaço que ensine e resgate a história da cidade, afinal de contas, Teresópolis é uma cidade imperial, tem o nome de Teresópolis por causa de Tereza Cristina, então a gente tem muita importância na história do nosso país. Teresópolis é muito maior do que a gente pode pensar. Queremos realmente valorizar a cidade, trazer turistas, gerar renda.”, disse.

O Castelo Montebello, segundo Azra, possui a maior floresta urbana da cidade e a intenção é trabalhar de forma sustentável e pedagógica a área verde do local. “A mata verde que o castelo possui, queremos trabalhar com um turismo de forma pedagógica e de uma forma de incentivo, que é o de sustentabilidade. Nós possuímos aqui a maior floresta urbana da cidade. São 10 mil metros quadrados de área de preservação e proteção da Mata Atlântica. Teresópolis hoje possui a maior reserva de Mata Atlântica, através do Parque Nacional, do PARNASO e a gente faz parte dessa reserva através desses 10 mil metros. E dentro disso a gente quer criar trilhas e trazer estudantes. O clima aqui em cima é completamente diferente da rua Heitor de Moura Estevão, aqui é muito mais fresco, muito mais úmido até pela proximidade com a vegetação. Então tudo isso vai ser uma forma de, por exemplo, trazer crianças aqui da rede pública e da rede particular, pra incentivá-las a preservar a natureza, a importância que a gente tem em preservar o verde pra que o futuro seja longínquo. Precisamos preservar para que nossas próximas

gerações tenham saúde, tenham qualidade de vida, que a gente possa continuar se desenvolvendo.”

O administrador do local, tem a intenção de realizar muitos eventos, mas para que os mesmos possam ocorrer o castelo está passando por uma reforma. “O castelo ficou algum tempo fechado, a família proprietária vinha esporadicamente. Estamos numa cidade chuvosa e acabou tendo algumas infiltrações. Essa questão resolvemos. Internamente o primeiro andar está super tranquilo e assim que a gente inaugurar o castelo para os eventos ele já vai estar pronto. Hoje a gente já recebe visitações de turistas e de teresopolitanos, onde eles tem acesso à toda parte interna do castelo. Nós só não estamos divulgando imagens internas, até porque tem a questão de layout. É importante quando se apresenta um produto que ele esteja bonito. Internamente ainda precisamos fazer algumas restaurações, externamente, a fachada lá de baixo está bem antiga, bem depredada e muito pichada. Vamos refazer a fachada. Na parte de cima vamos construir uma estrutura de banheiro e cozinha pra suportar os eventos que pretendemos fazer e locar. A estrutura do castelo em si não será alterada. É um castelo medieval de uma estrutura anglo saxônica, arquitetura de castelo inglês. A questão estrutural não vai ser alterada o que vai ser alterada são questões pontuais de layout até pra que tenha uma beleza”, explicou.

O castelo já conta com uma parceria com a Mônica Fernandes que trabalha na decoração, produção, montagem, acompanhamento e cerimonial de eventos. Para casamentos, inclusive, o castelo já está com reservas de datas abertas.

Para finalizar Azra deixou seus contatos. “Para quem tem interesse em mais informações pode entrar em contato 24 horas por dia, pelo celular 21 9946-2326, via Whatsapp, via Facebook na página Castelo de Teresópolis ou Vieira & Barbosa Eventos e o pelo e-mail azra@vebeventos.com.br ou através da minha própria página pessoal, Azra El Akbar, esses contatos estão abertos a qualquer interessado. Quero aproveitar também para dizer que estamos abertos a qualquer empresa de turismo interessada em fazer a visitação no castelo. Já temos três parcerias formadas que é com a Eco Rural, da Elaine, com a EcoPlay, da Juliana que foi a nossa primeira parceira e com a Notur Travel, do Artur, que também é um guia de turismo. Hoje são as três parcerias firmadas. Agora você que é guia, você que é coordenador de uma escola, coordenador de um grupo, de um curso, de igreja, que queira fazer visitação, estamos abertos a parceria pra fazer preços diferenciados pra viabilizar a visitação e o resgate histórico da cidade”, finalizou.

 

Clique para Comentar

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Popular

To Top