Notícias

Agricultores de Teresópolis iniciam circuito turístico na região

As belezas naturais encontradas nas áreas rurais podem significar uma nova fonte de renda para as famílias que vivem no campo. Essa estratégia já é uma realidade, por exemplo, para as famílias de Teresópolis, na Região Serrana do Rio. Ao todo, 15 turistas participaram das primeiras visitas do circuito “Turismo Rural de Experiência”, que já começou a dar resultados para os moradores da microbacia hidrográfica do Rio Formiga.

Neste mês de outubro. eles já testaram o roteiro moradores de Teresópolis, Niterói e Rio de Janeiro. Os visitantes vivenciaram a rotina dos agricultores, provaram e saborearam comidas e doces caseiros, caminharam por pomares e hortas e colheram seu próprio alimento in natura, no sistema “Colhe e Pague”, criado especialmente para este tipo de passeio.

“Eles (produtores) batalharam muito para a criação deste roteiro, se organizaram, decidiram suas linhas de atuação. O resultado é altamente positivo para todos”, comentou a extensionista e engenheira agrônoma da Emater-Rio, Monique Lopes Pereira Silva. A ação é apoiada pelo Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, e pela agência de turismo Ecoplay.

Para a agricultora Maria Lúcia Nogueira Lourenço, do Sítio Morro Agudo, o primeiro tour realizado foi um sucesso.

“Fiquei responsável por servir o café da manhã ao grupo. Fiz bolos, sucos, café, os pães, o leite, o queijo, entre outras pequenas guloseimas. Outros produtos servidos foram adquiridos com o comércio local. Ou seja, também fizemos o dinheiro circular aqui mesmo na região”, relatou.

Os turistas conheceram mais quatro propriedades, entre elas o Sítio Moinho de Pedra, onde é produzido fubá, canjiquinha, entre outros produtos. A última parada foi no Sítio Martuchelli, da família da produtora Rosana Nogueira, onde foi servido o almoço caseiro, feito com quase tudo que é produzido na propriedade.

Fonte: G1 Região Serrana

Clique para Comentar

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Popular

To Top