Notícias

Ação de combate a dengue acontece na Calçada da Fama em Teresópolis

Durante essa semana quem passar pelo centro da cidade terá acesso a diversas informações sobre como evitar a proliferação ao mosquito da Aedes aegypti. A equipe da Divisão de Vigilância Ambiental está localizada na calçada da fama conscientizando a todos sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do inseto no ambiente doméstico, que concentra 80% dos focos do mosquito transmissor das doenças. Coordenada pelo chefe da Vigilância Sanitária e do Controle de Zoonoses, Alessandro de Souza Vargas, a mobilização das 10h às 16h, com distribuição de panfletos e orientações rápidas sobre as ações de prevenção. Através de um microscópio, as pessoas podem observar larvas e o mosquito em sua fase adulta, para que possam visualizar e reconhecer o Aedes aegypti. Durante entrevista ele afirmou que existem focos em Teresópolis e que precisam, rapidamente, se contidos.

Além de transmitir dengue, febre chikungunya e até de zika, alguns casos de microcefalia estão sendo estudados e existe a possibilidade de o aumento dos casos está ligada a picada deste mosquito. Daí a importância do trabalho em conjunto.  Para que as informações sejam dissipadas a Subsecretaria de Atenção Básica realizará nos dias 18, 21, 22 e 23 de dezembro, capacitação para os agentes comunitários de saúde lotados nos postos da Estratégia de Saúde da Família do Município. O objetivo é atualizar as equipes para atuar em campo.  Alessandro ressaltou que a parceria dos moradores da cidade é de fundamental importância.

Ele afirmou que os casos registrados foram de pessoas que vieram de fora, ou seja, que foram picadas em outras localidades, mas ressaltou que se um intenso trabalho não for desenvolvido casos internos vão acontecer.

Clique para Comentar

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Popular

To Top